segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A loucura dos loucos


Outro dia assisti a um filme chamado "Desconhecido" (Unknown - 2011). Um filme muito bom, com a direção de Jaume Collet-Serra e Liam Neeson como ator principal. A história é a seguinte, Dr. Martin Harris (Liam Neeson) acorda do coma após um acidente de carro em Berlim. Então descobre que sua esposa, de repente não o reconhece mais e que outro homem assumiu a sua identidade. As autoridades não acreditam nele e será caçado por assassinos misteriosos. Com a ajuda de uma jovem, ele se esforça a mostrar quem ele é. E o filme se desenrola muito bem.


Chega um momento no filme, após ter a identidade confrontada varias vezes, ele começa a duvidar de sua própria sanidade. Afinal, todos afirmavam quem ele não era quem pensava ser. Sua esposa não o reconhecia, um sujeito estranho estava com sua mulher e dizia ser o marido. Ele havia perdido todos os seus documentos. As autoridades não acreditavam nele. Mas todas as suas lembranças estavam lhe dizendo quem ele era. Toda a sua vida, tudo aquilo que ele fazia para viver, todo o amor que ele tinha por sua mulher estava em cheque. Então começa a acreditar que estava ficando louco. Passa a se render ao que todos diziam. Na maca do hospital, desiludido e cabisbaixo, ele diz uma coisa que me marcou: "Sabe como é sensação de estar ficando louco? É como uma guerra entre o que dizem que você é, e o que você sabe que é. Quem você acha que ganha?"


Então eu parei o filme e corri para escrever essa frase. Isso é fantástico. Se você der ouvidos ao que todos dizem, você será como eles. Será mais um. Por mais radical que você possa pensar em ser, será apenas mais um no meio de milhões. Uma gota no oceano, um grão de areia no deserto. Nao fará a menor diferença. Você tem que ser firme e saber quem você é, tem que saber o que fazer. Não deixe o vento te levar. Eu luto contra isso. Nado contra a correnteza. Eu luto contra o mundo. Enquanto todos dizem o que eu devo ser, como eu devo agir e onde devo ir, eu digo não. Me dizem como vestir, como andar e eu me recuso. Ditam o que é bonito e o que está na moda e eu ignoro. Porque eu sei quem sou, sei o que quero e sei onde ir. Eu sei porque a bíblia sagrada me diz. Olha o que Paulo nos ensina, "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." (Romanos 12:2 NTLH).


E quando nego o que o sistema me diz para ser e fazer, isso me torna um louco, e o meu modo de ser, se torna loucura para eles. E a minha loucura é Cristo, é ele quem me faz dizer loucuras, andar por vales e desertos como louco, e ainda assim, ser o mais feliz de todos. Loucura. Cristo é a minha loucura. Eu sou louco. Eu vivo a loucura dos loucos. "De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1:18 NTLH)


"Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado. Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas.  No passado vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer.Naquele tempo vocês viviam na imoralidade, nos desejos carnais, nas bebedeiras, nas orgias, na embriaguez e na nojenta adoração de ídolos. E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam. Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos. Pois o evangelho foi anunciado também aos mortos, os quais morreram por causa do julgamento de Deus, como morrem todos os seres humanos O evangelho foi anunciado a eles a fim de que pudessem viver a vida espiritual como Deus quer que eles vivam.
  O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar. Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados. Hospedem uns aos outros, sem reclamar. Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!
  Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês. Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.  Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome.
  Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não creem no evangelho de Deus? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?” Por isso os que sofrem porque esta é a vontade de Deus para eles devem, por meio das suas boas ações, entregar-se completamente aos cuidados do Criador, que sempre cumpre as suas promessas." (1 Pedro 4:1-19 NTLH)



Seja diferente, louco!
Seja cristão!
Seja imitador de Cristo.




Fruto Sagrado
Na contramão


A gente só andava doidão,
Valores todos trocados.
Qualquer estrada que a gente pegava
Dava em lugar nenhum!


Saquei a tempo e tô fora
Dessa canoa furada!
Saquei a tempo e tô fora;


Tô na contramão do sistema!
Na contramão do sistema!
Tô na contramão!
Na contramão do sistema!


Você não pode viver de mentiras,
Tem que cair na real!
Você decide a vida que quer levar
Ou a vida te leva...


Deus conseguiu me tirar
Dessa rua sem saída;
180 graus... tudo mudou pra melhor!

Um comentário:

  1. Realmente ser cristão é padecer por amor a Cristo, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.É isto que faz a diferença!

    ResponderExcluir