sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Crente gente boa

Sempre tive muitos amigos e em sua maioria, amizades cristãs. Meus pais sempre foram muito envolvidos na igreja com louvor, casais e etc, então eu acabei seguindo esse caminho. Sempre envolvido, sempre atuante na igreja. Eu não tinha tempo para amizades "seculares". Até que chegou o dia em que comecei a trabalhar em uma empresa, e nela, apesar dos donos serem cristãos, a maioria dos funcionários não eram. Foi aí onde começaram minhas primeiras amizades, ou melhor, onde comecei a conviver diariamente com pessoas que não temiam a Deus. Eu sempre me dei bem com todas as pessoas, ou pelo com pelo menos a grande maioria. Acredito que não sou uma pessoa complicada de se conviver, acho (rs). Então, tinha ótimo relacionamento com os todos os funcionários.

Eu sempre disse, e muitos dizem isso também, que o maior testemunho que uma pessoa pode ter é a sua vida diária, seu dia a dia. As suas atitudes pesam muito mais do que as sua palavras. Isso é uma grande verdade, mas eu caí em uma armadilha. Com esse pensamento em mente, eu convivi por vários anos com meus colegas de trabalho sendo o melhor cristão possível, sempre de bom humor, trazendo alegria, ajudando e etc. Mas nunca falei de Cristo para eles de uma forma direta, apesar de falar de peito cheio e olhar a lá Che Guevara que era evangélico. Para mim estava ótimo, estava dando o melhor testemunho que alguém poderia dar. Não bebia, não fumava, nenhum tipo de delito. Realmente era bom exemplo. Mas... não. Doce engano. Tudo isso foi por água abaixo em um dia que saí de carro com um funcionário, e no meio do caminho ele tira de dentro do maço de cigarro, uma "ponta" de maconha. Eu arregalei os olhos e fiquei muito assustado e com medo. Nunca havia tido nenhum tipo de contato com drogas até então. O funcionário olhou pra mim e disse: "você é gente boa demais, não é aqueles crentes chatos. Você é gente boa." Nesse momento eu percebi que tipo de testemunho de vida eu estava passando. Um crente legal. Que vai à igreja, toca, glorifica a Deus, da dízimo e oferta, teoricamente não fazia nada de errado. Aceitava as pessoas do jeito que elas eram. E até tolerava as atitudes, os erros e não falava nada. Eu era um crente gente boa!!!

Isso foi um choque muito grande para mim. E hoje, mesmo anos depois, ainda sinto um pesar muito grande pela vida desse rapaz. Será que eu poderia ter feito alguma diferença na vida dele? Será que ele poderia ter se convertido a Jesus Cristo através da minha vida? Provavelmente nunca saberei. Eu não fiz a diferença pra ele. Eu era legal, eu era gente boa. Não era um chato. Como eu gostaria de poder voltar no tempo e ser chato demais. Antes, eu ter falado muito com ele, ter sido taxado como chatíssimo e tentado mostrar o caminho certo, do que hoje ser o cara gente boa, mas não fiz nada para tentar salva-lo. Nós, cristãos, ou pelo menos dizemos que somos cristãos, precisamos parar de ser legais com quem não conhece a verdade. Afinal, um pai que é sempre legal com seu filho, que não fala duro na hora de corrigir, não o puni pelos seus erros, terá grandes chances de ter um filho rebelde, que não conhece e nem quer conhecer os limites da lei. Não respeita o direito dos outros e muito menos cumpre o próprio dever. Um pai tem que corrigir de forma severa as vezes.

Da mesma forma que nós dizemos saber da verdade, não a compartilhamos de forma eficaz com quem nunca ouviu falar de Cristo. Vemos o erro, sabemos onde esse caminho em que a pessoa está trilhando vai dar, mas muitas vezes escolhemos ficar calados. Preferimos o silêncio. Usamos como desculpa o fato da pessoa ter uma resistência a "crente". Também pudera, com esse meio gospel de hoje, é justificável, mas isso é assunto para outro dia. Temos que dizer a todos, aquilo que dizemos ser a melhor coisa do mundo. Se realmente acreditamos que somos livres, temos paz interior, nós temos que espalhar isso para todos ouvirem. Quando um casal de namorados marca a data do casamento, falam para os quatro ventos o dia, a hora e o lugar. Afinal, é um dia importantíssimo, algo sem valor monetário. Eles estão se casando com quem acreditam ser tudo aquilo que faltava. Todos nós somos assim. E se somos assim com nossas vaidades, por que não ser com algo que te dará a melhor recompensa de todas? A vida eterna com Jesus Cristo!

Temos que repensar, nos testar e nos examinar de acordo com as Escrituras Sagradas. Olhar para bem o fundo de nós mesmos, naquele lugar mais obscuro e abandonado do nosso eu e expor. Mostrar para Deus o que na verdade somos. Ele já sabe o que nós somos. Mas é dessa maneira que NÓS descobrimos quem somos. De frente para um espelho. De frente com você mesmo. Aí sim saberemos se temos vivido uma vida que faça a diferença na vida de alguém.

João Alexandre
Olhos no espelho

Vê! Teus olhos no espelho, por fora um herói
Por dentro um ladrão...
Vê! Só resta em você, nos poucos amigos,
Motivos em vão...
Viu? Desacreditado, no mundo queimado
Por ser o que é...
Vai! Tão longe do Pai, pensando e chorando
Tua falta de fé...
Sai dessa revolta, pensa e volta,
Quebra os teus grilhões;
Deus tem vida plena, vale a pena retornar e ver.
Ver no amor antigo, o abraço amigo a festa começar.
Pois arrependido mais um filho volta ao lar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário