quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O que todo pedreiro deveria saber



Andando pela cidade, vemos aqueles prédios bonitos e modernos, e outros velhos e arcaicos. Uns altos, outros baixos, de todos os tamanhos e cores. Tem aqueles com fachadas inteiras de vidro, que refletem o céu e outros de concreto gélido e sem vida. Uma infinidade de modelos que são limitados apenas pela imaginação daqueles que os projetam.

Apesar de toda essa diversidade, todos eles, sem exceção alguma, tem uma coisa em comum: a estrutura. Todos eles possuem um esqueleto, seja ele de colunas de aço ou de concreto. Esse esqueleto, geralmente invisível para nós, é que da a forma para a edificação. Mas isso tudo viria a baixo se não fosse por alguns fatores. O primeiro deles é o terreno. Tem que se fazer um estudo detalhado para saber se é apropriado edificar alguma coisa, e que tipo de edificação. Segundo fator seriam os alicerces. Sao eles que suportam todo o peso do prédio.

São alguns detalhes de extrema importância que não possuem uma beleza comum e raramente são admirados. Sem esses detalhes, não seria possível construir nem mesmo um casebre, porque na primeira ventania ou chuva ele viria ao chão.

Agora, aplique isso em sua vida. Transporte isso para você. Você pode ser bonito(a), ter o carro do ano, conhecer e ser querido por todos. Participar de eventos na igreja e até mesmo tocar no louvor e pregar. Isso seria como a fachada do prédio. Essa é a sua aparência. O que você faz publicamente, é o que as pessoas vêem e consequentemente te julgam por isso. 

Mas e por dentro? Como você é por dentro? Como é o seu acabamento? É de primeira linha ou de melhor preço? Essa é a sua intimidade. As pessoas com quem você convive e o valor que você dá a essas pessoas é que define o seu acabamento. Sua família, o circulo de amigos.

Do que é feito o seu alicerce? De qual material ele foi feito? Será capaz de suportar tudo o que você está prestes a viver, e por quanto tempo? Toda essa carga emocional e reviravoltas do dia a dia nos abala constantemente. São decepções atrás de decepções, humilhações e dificuldades que provam os nossos alicerces todos os dias.

Agora, supondo que você esteja bem até agora. Você tem a fachada mais bela, com o acabamento da melhor qualidade e ainda a melhor estrutura possível. De que adiantaria isso tudo, toda essa beleza que poderia ser vista a quilômetros de distância? O que aconteceria ao arranha céu maravilhoso que foi construído com toda a ciência e tecnologia, mas em um terreno inapropriado, ou em um terreno arenoso? Ele viria ao chão antes mesmo de terminar a construção.

— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
 — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. (Mateus 7:24-27 NTLH)

O local que você constrói, é o seu modo de vida, a sua filosofia, seu estilo de vida. E que o terreno onde você construiu toda a sua vida, seja Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário